Pular para o conteúdo principal

Postagem mais recente:

O que é Javascript? Como usar na sua página?

O que é Javascript? Como usar na sua página? O Javascript foi criado em em 1995 por um integrante da Netscape, que futuramente virou a Mozila Firefox. Dentro do Javascript, temos objetos, arrays, variáveis, funções, eventos, animações, manipulação de html/css e entre outras muitas coisas possíveis de serem feitas, só usando essa linguagem. Para falarmos de Javascript é necessário entender o que é uma Linguagem de programação, então de forma resumida, é uma tecnologia que permite criar programas, mecanismos com funcionalidades diferentes. Client Side e Server Side No caso do Javascript, ele se dividi em lado do cliente (client-side) e lado do servidor (server-side), mas o importante para nós é entender a linguagem do lado do cliente. Então, javascript é uma linguagem web que permite dar dinamismo para sua página, funcionando em conformidade com o HTML e o CSS, permitindo a manipulação dos mesmos, ou criando outras funcionalidades próprias a partir da própria lingu...

O que é Jquery? Como ele funciona?

 O que é Jquery? Como ele funciona?



Hoje quero falar de uma biblioteca muito utilizada no meio profissional, e que faz total diferença, para quem está programando web, para poder melhorar a eficiência dos seus projetos: Jquery.



Nascimento do Jquery


O Jquery, nasce em 2005 pela observação de como o Javascript funcionava e como de "Fato" ele poderia ser mais enxuto para fazer as mesmas coisas.


Jquery não é apenas uma biblioteca javascript, ele é praticamente um javascript2.0, muito mais enxuto e explicativo do que o próprio javascript.

Por esse motivo eu não poderia deixar de falar dele, embora suas funcionalidades sejam as mesmas que o javascript, ele traz consigo elementos muito explicativos e funcionais.





O que é o Jquery


De uma forma resumida, o jquery é uma biblioteca que pegou o javascript e reescreveu, criando variáveis, funções e afins a partir de linhas de código javascript, permitindo que as coisas ficassem mais “fáceis” para quem trabalha com essa linguagem.

Mas dá para dizer que ele é praticamente uma linguagem nova, de tão massivo que é sua biblioteca, completa, simples, organizada e funcional.




Funcionamento


A primeira, e maior mudança que ele traz, é a forma de chamar os elementos HTML para serem manipulados, usando os símbolos “${}”:



Isso por si só, já altera totalmente a funcionalidade do javascript, permitindo que elementos sejam melhores manipulados e tratados. Sem mencionar coisas obvias como um elemento com o nome “show” para mostrar, “add” para adicionar, “remove” para remover, embora seja coisa boba, se você precisa usar a lógica para criar um programa e ainda ter dificuldade para administrar a linguagem que você está usando, é praticamente um esforço duplo para um resultado.

Pensando em tudo isso, o Jquery nasceu deixando as coisas mais “fáceis” e ágeis, uma vez que você não precisa escrever 5 linhas de código, para uma coisa que poderia ser feita em 1 linha de código. Um exemplo disso é o próprio Ajax, que é algo tão complexo no javascript e pode ser feito de uma forma muito simplória no jquery:

Ajax Jquery:



Ajax Javascript:


Sua manipulação de DOM, eventos, css, formulários, efeitos, é muito mais simples. Você só precisa colocar o nome de uma função já pré-definida que tudo se resolve.


Resumo


Jquery é muito bom, eu particularmente sou um grande utilizador dessa biblioteca, pois além de ser fácil, ele ainda permite que os navegadores tenham compatibilidade igual as que teriam usando javascript puro. Tornando possíveis problemas, muito mais simples de serem resolvidos.

Existem coisas específicas sobre o Jquery que eu poderia trazer aqui para vocês, mas ele é simples e óbvio, não adianta querer escrever demais para uma biblioteca que é autoexplicativa.

Então, eu fiz um vídeo sobre o Jquery, entrando em detalhes em mais algumas informações, só ver a baixo:






Não deixe de ler a documentação oficial! Clicando aqui!



Comentários