Pular para o conteúdo principal

Postagem mais recente:

O que é Javascript? Como usar na sua página?

O que é Javascript? Como usar na sua página? O Javascript foi criado em em 1995 por um integrante da Netscape, que futuramente virou a Mozila Firefox. Dentro do Javascript, temos objetos, arrays, variáveis, funções, eventos, animações, manipulação de html/css e entre outras muitas coisas possíveis de serem feitas, só usando essa linguagem. Para falarmos de Javascript é necessário entender o que é uma Linguagem de programação, então de forma resumida, é uma tecnologia que permite criar programas, mecanismos com funcionalidades diferentes. Client Side e Server Side No caso do Javascript, ele se dividi em lado do cliente (client-side) e lado do servidor (server-side), mas o importante para nós é entender a linguagem do lado do cliente. Então, javascript é uma linguagem web que permite dar dinamismo para sua página, funcionando em conformidade com o HTML e o CSS, permitindo a manipulação dos mesmos, ou criando outras funcionalidades próprias a partir da própria lingu...

Porque o HTML deve ser Semântico?




Primeiro de tudo precisamos ter um acordo aqui, “HTML bom é HTML Semântico”. Isso precisa ser um fato, para que possamos prosseguir nessa leitura. Com isso em mente, vou tentar te provar minha teoria de que isso é verdadeiro.
 
Para começar, o que é HTML? É uma linguagem de marcação, ou, a tecnologia responsável por estruturar o conteúdo que será apresentado na página que vemos no navegador.
Sem o HTML, a página não existe para começo de conversa. Por esse motivo, toda a web foi criada em cima dessa estrutura desenvolvida para a criação de sites, e como tudo padronizado, surgiu os mecanismos de busca, que é o que nos permite encontrar as páginas que queremos, vídeos, artigos, vendas e etc.
 
Os mecanismos de busca então, tornaram-se o maior herói e ao mesmo tempo vilão da internet, por ele passam todos os sites e por lá é definido o que irá aparecer em primeiro e o que aparecerá em último. Mas como isso é feito?
 
Não se trata de mãos humanas que escolhem as páginas a dedo, definindo o que irá para o topo do ranking e o que irá para o final. O que acontece é que o “Robozinho” de um mecanismo de busca tem comandos próprios para definir o que e bom e o que é ruim entre os sites, vídeos, tweets, postagens e etc.
 
Ok, mas porque falei de tudo isso até agora? Porque a resposta que faz os “robozinhos” trabalharem, é a tal semântica html, ou seja, tags bem estruturadas que definem as coisas, permitindo uma melhor transcrição pelo mecanismo de busca, fazendo com que ele rankeie cada coisa no seu devido lugar.
Agora você concorda comigo que o HTML deve ser semântico? Veja o vídeo abaixo onde falo mais sobre o assunto e explico melhor a ideia do HTML Semântico!





Comentários